Rute Selésio de Morais / orient. Maria João Gamito. 2013
—
DISSERTAÇÃO [PT]
—
RESUMO
A imagem sempre fez parte do nosso quotidiano e se, por um lado, serve de mediadora entre nós e o mundo, por outro, cada vez mais, serve de mediadora entre nós e outros mundos. Hoje, a imagem parece prolongar o nosso mundo e é nesse sentido que a presente investigação procura compreender de que modo a imagem evoluiu e, consequentemente, permitiu a imersão do observador. Esta investigação tem como objectivo estudar e estabelecer relações entre visão e imagem. Ela defende que o nível de imersão do observador aumenta consoante o tipo de contacto visual que ele mantém com a imagem. Este contacto visual, de uma forma geral, não é proporcionado somente pelos olhos mas, mais do que isso, pela união de todos os sentidos perceptuais. Assim sendo, a investigação alega essencialmente que os diferentes tipos de visão que o observador exerce (visão óptica, táctil ou sinestésica), em conciliação com os diferentes tipos de imagem/ media que foram sendo remediados ao longo dos séculos, influenciam de forma determinante a sua imersão na imagem. Neste âmbito e de forma a confirmar essa ideia, procurou fazer-se, para além do estudo de inúmeros conceitos base, entre eles, remediação; imediacia; hipermediacia; visão óptica, táctil e sinestésica; moldura/ parergon; existenzmaximum; imersão; e ubiquidade, o levantamento de diversos dispositivos ópticos e imersivos para que pudessem ser delineadas as suas características centrais e se registasse as suas principais evoluções (leia-se, remediações), ao longo do tempo. Nesta perspectiva, salienta-se que estes diferentes dispositivos devem ser entendidos como o resultado de uma procura incessante de remediação de outros, bastante mais antigos, que já continham em si o desejo do observador entrar na imagem.
Palavras-chave: Visão, Imagem, Imersão, Sinestesia, Remediação
—
ABSTRACT
The image has always been part of our daily lives and if, on one hand, it serves as a mediator between us and the world, on the other hand, it also acts a mediator between us and other worlds. Nowadays, the image seems to extend our world and that’s what this research seeks to understand how the image evolved and, consequently, allowed the immersion of the viewer.
This research aims to study and establish relationships between vision and image. It states that the level of immersion of the viewer increases depending on the type of eye contact he has with the image. This visual contact, in general, is not only provided by the eye but, more than that, the union of all the perceptual sense. Therefore, this research essentially states that the different types of vision that the viewer plays (optical, haptic or synesthetic vision), together with the different types of image/media, that somehow have been remediated over the centuries, influence in a decisive manner their immersion in the image.
In this context and in order to confirm this idea, the goal was to go beyond the study of many basic concepts, among them remediation; imediacy; hipermediacy; optical, haptic and synesthetic vision; frame/ parergon; existenzmaximum; immersion; and ubiquity, the analysis of several optical and immersive devices in order to focus on their specific properties and track their major developments (as in, remediations) over time. In this perspective, it is emphasized that these various devices must be understood as the result of a constant search for remediation of other, quite older, already kept in it the desire of the viewer to enter the image.
Keywords: Vision, Image, Imersion, Synesthesia, Remediation
img: Morton Heilig (1926-1997) Sensorama (1950)