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Catarina Lee / orient. Luisa Ribas, Miguel Cardoso. 2014

PROJECTO “01.b02.d03.a”
DISSERTAÇÃO [PT]

Trabalho exposto e artigo publicado na Conferência xCoAx 2014

RESUMO
Este trabalho visa explorar o potencial criativo inerente à noção de transmutabilidade de dados digitais. Procura um entendimento dos princípios e possibilidades conceptuais e estéticas intrínsecas ao software enquanto meio criativo, pela forma como este permite articular, gerar e manipular dados visuais e sonoros, e propor novos modelos de relacionamento entre som, imagem e outros domínios físicos e sensoriais.
No sentido de proporcionar uma compreensão do tema, começa-se por discutir termos e conceitos associados à noção de transmutabilidade. De seguida, examina-se a diversidade de abordagens e práticas que expressam o conceito, com base na identificação das intenções, métodos e modos de expressão e comunicação desses artefactos estéticos. Com base neste enquadramento, desenvolve-se um estudo prático enquanto possibilidade de ilustração e experimentação do conceito e métodos a ele associados, delineando assim uma metodologia que se assume como um ponto de partida para futuras explorações criativas.
Os resultados deste estudo sugerem o potencial expressivo e comunicativo de linguagens audiovisuais que abordam a mutabilidade dos dados digitais, e revelam como através desse processo se propiciam novas percepções e experiências estéticas.
Palavras-chave: transmutabilidade, dados digitais, software, visualização, sonificação.

ABSTRACT
“is work aims to explore the creative potential expressed by the notion of transmutability of digital data. It seeks to provide an understanding of the conceptual and aesthetic principles and possibilities that are inherent to software as a creative medium by allowing to link, generate and manipulate visual and auditory data, and de!ne new relations between sounds, images and any other physical or sensory domains.
In order to provide an understanding on the subject, we begin by discussing the terms and concepts that are related to the notion of transmutability. We then examine a diversity of approaches and practices that express the concept, by addressing the intentions behind these aesthetic artifacts, their methods and modes of expression and communication. Based on these guidelines, we develop a practical experimentation and illustration of the topic and its associated methods, while outlining a methodology that provides a starting point for its further creative exploration.
The results of this study suggest the expressive and communicative potential of audiovisual languages that approach the mutability of digital data and, in this process, are able to provide new insights and aesthetic experiences.
Keywords: transmutability, digital data, software, visualization, sonification.