Fostering
the political
strength
of design
O design é uma atividade política? Como se define e manifesta essa dimensão? Que responsabilidades e competências tem o designer de comunicação na gestão do impacto social e político do seu trabalho? São estas capacidades e responsabilidades postas em prática? De que forma? Em Portugal, estão criadas as circunstâncias para debater estas preocupações?
Boost
Design
O projeto Boost Design nasce deste questionamento, assim como das preocupações e dificuldades pessoais sentidas, como designer, tanto em contexto académico como comercial. Boost Design é uma investigação* sobre a dimensão política do design de comunicação que reúne uma série de autores de referência que identificam esta problemática e/ou propõem soluções, assim como, uma série de termos associados à temática, apresentando a sua definição e estabilizando as suas diferentes aceções. Desta forma, espera-se oferecer novas perspetivas em torno desta temática, que clarifiquem o designer sobre as práticas e métodos disponíveis para trabalhar sob normas éticas e políticas.
Ler maisO design de comunicação é uma atividade com importância social, política e cultural que pode consciencializar e instruir a sociedade para os mais diversos assuntos, entre eles, a ética, a humanidade ou a ecologia, por exemplo. Os designers têm uma voz, têm um papel na sociedade e a sua prática pode ser uma plataforma para a ação. Através de um inquérito desenvolvido e da comunicação dos dados recolhidos, Boost Design tem ainda por objetivo promover a reflexão sobre a responsabilidade social e profissional, o(s) propósito(s), o(s) processo(s), os valores e as escolhas éticas dos designers de comunicação em Portugal, no que diz respeito às suas perceções em torno do estado atual da disciplina e das suas próprias práticas.
____
*Boost Design é a componente projetual da dissertação “Dimensão política do design de comunicação – uma exploração prática”, desenvolvida no âmbito do Mestrado de Design de Comunicação e Novos Media (Belas-Artes da Universidade de Lisboa).