181 designers de comunicação Portugal 2017 Download: Relatório do inquérito
A opinião de
181 designers
em Portugal
Com o objetivo de promover a reflexão sobre a responsabilidade social e profissional, o(s) propósito(s), o(s) processo(s), os valores e as escolhas éticas dos designers de comunicação em Portugal, no que diz respeito às suas perceções em torno do estado atual da disciplina e das suas próprias práticas, foi desenvolvido um inquérito online, lançado em Junho de 2017, que contou com a colaboração de 181 designers. A recolha de dados foi realizada de forma anónima.
Ler maisAs 26 questões formuladas tinham por intenção envolver os participantes numa reflexão sobre as suas próprias práticas e perceções. Com os dados recolhidos não é possível afirmar qual o estado atual da disciplina nem retirar conclusões factuais, mas sim compreender que existe uma necessidade de mudança na sua práxis, tanto ao nível do conhecimento e perceções dos próprios designers, como da sociedade portuguesa e orgãos de poder.
As questões tinham ainda por objetivo entender a dimensão política do design de comunicação nas suas variadas manifestações no quotidiano, sendo organizadas em cinco secções: participantes, onde se recolhem os dados sociodemográficos dos inquiridos; o design, onde se aborda diretamente o design de comunicação como uma atividade política; responsabilidades do designer, questionando quais são e como se comportam os designers face às suas responsabilidades; o design em Portugal, reflectindo concretamente sobre o estado da disciplina em Portugal; e a natureza do trabalho, impondo uma reflexão sobre as próprias práticas do inquirido.