Ações

DIMENSÃO
POLÍTICA DO
DESIGN DE
COMUNICAÇÃO

Autor:
Sofia Gralha
Orientador:
Sofia Gonçalves

Mestrado:
Design de Comunicação e Novos Media

Belas-Artes ULisboa
2017

DOWNLOAD

A dissertação “Dimensão política do design de comunicação – uma exploração prática”, desenvolvida no âmbito do Mestrado de Design de Comunicação e Novos Media (Belas-Artes da Universidade de Lisboa), procura identificar e delimitar a dimensão política do design de comunicação, abordando a noção de política e ética, assim como as responsabilidades inerentes à relação do design com a sociedade, entendendo se estas responsabilidades são postas em prática e de que forma.

Devido à atual crise internacional, a preocupação pelo crescimento económico é, frequentemente, colocada acima das necessidades sociais, ambientais e políticas, levando a um maior distanciamento e disparidade entre a dimensão comercial e a dimensão política do design. No sentido de tentar rotular e redefinir as fronteiras duma prática de design que se afasta da dimensão estritamente comercial, foram surgindo novos termos associados à disciplina. Estes termos são vistos, por um lado, como um sinal de progressão e autonomia do discurso próprio da disciplina mas, por outro lado, ao se adicionarem adjetivos, outras qualidades ou práticas ao design, parte-se do princípio que estes não são intrínsecos ao design.

Procurando entender porque é que o design é político, abordámos os termos critical design, social design e design activism, explorando as suas abordagens particulares e também as suas semelhanças. Estes assumem a visão do design como uma atividade ideológica que marca uma posição política face aos paradigmas atuais.

Mais do que caracterizar a prática política do design, conclui-se que o fundamental é destacar as capacidades dos designers como catalisadores de mudança e agentes de consciencialização. Torna-se evidente a necessidade de mudança a partir do interior da disciplina.

O projeto Boost Design, componente prática da presente investigação, foi criado com esse objetivo. Através de um inquérito online, de uma ação de sensibilização e da componente editorial que apresenta referências e conceitos fundamentais inerentes à problemática, procurou apurar o(s) propósito(s), o(s) processo(s), os valores e as escolhas éticas dos designers de comunicação em Portugal. Desta forma, espera-se oferecer novas perspetivas em torno desta temática, que clarifiquem o designer sobre as práticas e métodos disponíveis para atuar sob normas éticas e políticas.