http://post-ism.fbaul-dcnm.pt

Exposição de projectos do 1º ano do Mestrado em Design de Comunicação, 2018/2019

Post – ism apresenta projetos desenvolvidos na disciplina de Projeto II do Mestrado em Design de Comunicação (Belas-Artes, ULisboa) que abordam as formas de comunicação, produção e disseminação de conhecimento atuais, evidenciando os ismos que emergem (a)pós o impacto massivo dos sistemas digitais e da internet na cultura contemporânea.
Os projetos refletem o momento atual caracterizado pelo questionamento das ideologias e premissas que regem o conhecimento estabelecido, abordando os modos de ação e comunicação que o desestabilizam na era pós-internet. Interrogam os pressupostos inerentes à inclusão e exclusão social, sob os ismos do género e da raça, que condicionam a diversidade e representatividade cultural na academia e nos domínios da tecnologia e do design. Evidenciam a volatilidade do conhecimento sob o impacto da internet e consequentes paradigmas de incerteza, pós-verdade, desinformação e manipulação. Comentam ainda a soberania dos metadados e da agência algorítmica e o seu impacto na socialização, ao mesmo tempo que tiram partido da confluência entre media para refletir sobre a forma como estas tecnologias moldam a nossa percepção e experiência da realidade.


Exhibition of Projects of 1st year of the Master in Communication Design and New Media, 2018/2019

Post – ism presents projects developed in Project II of the Master ‘s Degree in Communication Design (Fine Arts, ULisboa) that address current forms of communication, production and dissemination of knowledge, highlighting the isms that emerge (post)after the massive impact of digital systems and the internet in contemporary culture.
The projects reflect the present moment characterized by the questioning of the ideologies and premises that govern established knowledge, while addressing the modes of action and communication that destabilize it in the post-internet era. They interrogate the assumptions inherent to social inclusion and exclusion, under the isms of gender and race, which condition cultural diversity and representativeness in academia and in the fields of technology and design. They highlight the volatility of knowledge under the impact of the Internet and the consequent paradigms of uncertainty, post-truth, misinformation and manipulation. They also comment on the sovereignty of metadata and algorithmic agency and its impact on socialization, while taking advantage of the confluence between the media to reflect on how these technologies shape our perception and experience of reality.

Inauguração
27 de Junho das 18:00h às 21:00h
Exposição
28 de Junho – 07 de Julho 2019 / 10:00h – 21:00h
Fabrica Features Lisboa
Rua Garrett, 83, 4.º Piso

Organização
Mestrado em Design de Comunicação Belas-Artes, ULisboa
Com o apoio de Fabrica Features Lisboa

1DSCF0188

2DSCF0236

3DSC01996

3SC02004

5DSC01964

6DSCF0057

6DSCF0133

7DSC02025

7DSCF0135

9DSCF0185

9DSCF9995

x-DSC01937

x-DSC01939

x-DSC01940

x-DSCF0080

xx-DSCF0160