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Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media
Master in Communication Design and New Media


DESTINATÁRIOS
A constatação de que os designers são actualmente intervenientes em processos cada vez mais complexos, faz com que o Mestrado procure responder às necessidades daqueles que querem actualizar e sistematizar conhecimentos e simultaneamente adquirir novas competências. O curso destina-se a titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Design, Belas-Artes, Arquitectura, Multimédia, Comunicação e outras afins.

TO WHOM IT IS DESIGNED
The fact that designers are currently involved in increasingly complex processes drives the Master to address the needs of those wanting to update and systematize knowledge and simultaneously acquire new skills. The course is destined to those who hold a bachelor’s degree (licenciatura) or legal equivalent in the areas of Design, Fine Arts, Architecture, Multimedia, Communication and other related areas.

(informações sobre plano curricular e candidaturas emFBAUL/MDCNM)
(for information in english please go to FBAUL/MCDNM)

OBJECTIVOS
O mestrado em Design de Comunicação e Novos Media visa a consolidação e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos de nível pós-graduado e o correspondente desenvolvimento de competências profissionais e de investigação em Design de Comunicação, através da integração dos novos media com as práticas e metodologias projectuais do design. A um nível específico, o curso procura formar profissionais com capacidade para operar em diversas dimensões do mercado tornando-os aptos a liderar e desenvolver projectos interdisciplinares baseados num desempenho crítico, reflexivo e projectual orientado por padrões de elevada qualidade e exigência. O curso promove ainda um conjunto de competências indispensáveis ao desenvolvimento de projectos que traduzam aplicações inovadoras do saber e às práticas autónomas no domínio da investigação, fomentando simultaneamente o prosseguimento de estudos avançados na área do Design de Comunicação.

OBJECTIVES
The Master in Communication Design and New Media aims to consolidate and deepen theoretical and practical knowledge at a post graduated level, as well as to develop professional and research skills in Communication Design, by integrating new media with the practices and project methodologies of design. At a specific level, the course aims to provide the necessary skills to allow professionals to operate in several dimensions of the market, enabling them to lead and develop interdisciplinary projects in the areas of design, communication and multimedia, based on a critical, reflexive and projectual performance guided by high quality standards and requirements. The course also promotes a set of skills indispensable to the development of projects that reflect innovative applications of knowledge and to independent practices in the field of research, while encouraging the pursuit of advanced studies in Communication Design.

Coordenação científica / Scientific Coordination
: Luísa Ribas

DESCRIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO
O mestrado em Design de Comunicação e Novos Media fundamenta-se no pressuposto de que as novas tecnologias da informação se constituem como recursos indispensáveis ao Design de Comunicação contemporâneo e que se torna premente contextualizá-las criticamente. O curso assenta num modelo cultural estruturante que aborda o design como espaço natural de convergência transdisciplinar e assume os novos media como veículo privilegiado para a afirmação da relação entre o design e a arte, a cultura, a ciência, a tecnologia e a sociedade. Neste contexto, entende-se ser grande a responsabilidade do designer enquanto mediador de processos de comunicação cada vez mais complexos, o que implica necessariamente uma visão crítica consolidada pela investigação e pelo conhecimento legitimado numa base científica e académica. O mestrado fomenta assim não só uma exploração prática, mas também um envolvimento reflexivo, através da investigação, com os novos desafios que os meios de comunicação contemporâneos colocam.

O curso assume a investigação como a integração da produção prática e do pensamento crítico, congregado num primeiro momento pelo elenco de disciplinas que compõem o ano curricular e num segundo momento pelo projecto ou dissertação individual. O primeiro ano configura-se como uma fase de investigação exploratória, visando a definição de contextos, aproximações, interesses e questões que orientam o desenvolvimento da dissertação ou projecto.

A componente lectiva (1º ano) é desenhada de forma a que o mestrando possa expandir o seu trabalho, aproximando-se do conhecimento e técnicas específicas da investigação académica e dos métodos e planeamento da investigação orientada para a prática.

O núcleo estruturante “Projecto/Laboratório” desenvolverá e sedimentará as competências de investigação de cada mestrando, proporcionando os instrumentos necessários ao desenvolvimento do projecto de investigação. Encarando os novos paradigmas de produção de conhecimento como um investimento pessoal e colectivo, o programa desenvolve-se assumindo a natureza exploratória da investigação preliminar, tirando partido da colaboração e multi-disciplinaridade e fomentando o trabalho em equipa (entre alunos, docentes e colaboradores externos), bem como parcerias com outras instituições ou empresas de reconhecido mérito. São criadas as condições necessárias para o desenvolvimento dos projectos através de sessões de tutoria (projectual/tecnológica), seminários e workshops que visam a discussão de ideias e aquisição de competências essenciais para a evolução do trabalho de cada aluno.

No que diz respeito ao enquadramento teórico curricular, o primeiro semestre centra-se sobretudo na inscrição histórica dos media, procurando entender o modo como se articulam com o discurso e metodologias do Design. No segundo semestre incide-se sobre o entendimento contemporâneo dos media, através do estudo da cultura digital e dos paradigmas da rede. Sublinha-se o papel fundamental dos processos de Design na construção de sistemas e de experiências de interacção e na regulação de processos de comunicação. A contextualização proporcionada pelas disciplinas teóricas visa estimular um entendimento crítico dos Novos Media (Estudos Contemporâneos em Design, Teoria dos Media, Estudo e Crítica dos Novos Media). Procura-se consolidar um reconhecimento da importância dos media na genealogia do design, prosseguindo uma visão assente em valores e metodologias projectuais e não apenas no mero domínio das ferramentas.

As disciplinas optativas procuram circunscrever o interesse dos mestrandos em matérias específicas e constituem um importante apoio à conceptualização e implementação de projectos de Design de Comunicação no contexto dos Novos Media (Som e Imagem, Design Editorial e Novos Media, Produção em Novos Media, Design de Informação interactivo, Game design).

As disciplinas centradas nas metodologias da investigação (Técnicas e Metodologias da Investigação, seminário de Projecto/Dissertação), garantem a necessária familiarização com os requisitos formais da investigação e a orientação para o desenvolvimento da proposta de dissertação ou projecto.

O segundo ano é desenhado para que cada aluno possa desenvolver a sua investigação visando a obtenção do grau de mestre. Entende-se este processo como a síntese entre a prática e o pensamento crítico e como momento de construção de um discurso em Design de Comunicação que culmina no desenvolvimento de uma dissertação ou projecto teórico-prático. Este trabalho deverá ser devidamente sustentado, podendo assumir diferentes formatos (e.g. ensaio escrito, publicação, plataforma online, aplicação ou instalação audiovisual, mutimédia, interactiva, etc.), desde que devidamente discutido e acompanhado pelo(s) respectivo(s) orientador(es) e fundamentado num documento escrito.