©VeraFrenkel-StringGames

Andreia Almeida / orient. Victor de Almeida. 2013

DISSERTAÇÃO [PT]

RESUMO
O trabalho desenvolvido no âmbito do design de comunicação é, não raras vezes, o resultado de negociações entre os designers e os seus interlocutores, ainda que essa relação de interdependência não seja conscientemente estabelecida, pelas partes envolvidas. Nesta investigação, a negociação será abordada enquanto parte estruturante do processo de colaboração entre designer e curador, aquando do design de um catálogo de exposição de arte, e iremos também analisar os vários níveis – conceptual, processual e relacional – em que ela se realiza, para que fiquem claros os diferentes critérios a observar em cada caso. O objectivo será mapear a interação para se compreender: como esta se estrutura; quais são as bases de negociação de cada interlocutor; qual é o seu campo de ação; quais são os seus limites de cedência; que influência têm outros agentes na tomada de decisões e na modelação do acordo. Para o efeito, será apresentada a análise de 3 estudos de caso, cada um baseado na relação designer/curador, dentro de cada catálogo de exposição de arte escolhido. No capítulo dos anexos, podem ser lidas, na íntegra, as entrevistas a cada par designer/curador. As notas conclusivas evidenciarão a existência da negociação, nos 3 processos de trabalho e darão conta da percepção que os vários relatores têm acerca da negociação, do próprio papel e do papel dos seus interlocutores. O contexto específico em que estes atores se movem – o mundo da arte – ajudará à leitura dos dados recolhidos.
Palavras-chave: Negociação, Colaboração, Design de Comunicação, Curador, Catálogo

ABSTRACT
The work developed within the communication design discipline is, often, the result of negotiations between designers and their counterparts, even if that interdependence is not consciously established, by the parties involved. In this investigation, the negotiation will be addressed as a structuring part of the collaboration process, between designer and curator, during the design of an art exhibition catalogue. In it, we will also examine the various levels – conceptual, procedural and relational – in which the negotiation takes place, in order to observe the different criteria for each case. The main goals will be: to map the interaction, so that we can understand how it is structured; analyze on what grounds each agent negotiates; define the sphere of action of each party; define their limits when it comes to giving up their ideas; list the other agents who influence the decision making and who help to shape the agreement. To this end, we will present three case studies, each one based on the designer/curator relationship within each art exhibition catalogue chosen. In the appendix, the interviews with each designer/curator pair, are fully available. The concluding remarks will emphasize the existence of negotiation in all 3 design processes and will show the perception that the various rapporteurs have on: the negotiation; on their own role; on the role of their counterparts. The specific context in which these actors move – the art world – will help to read the collected data.
Keywords: Negotiation, Collaboration, Communication Design, Curator, Catalogue

img © Vera Frenkel, String Games.