Série de postais produzida em serigrafia-03

Manuel Filipe de Oliveira Garcia / orient. Emílio Távora Vilar ; co-orient. João Cordeiro. 2011.

DISSERTAÇÃO [PT]
ANEXOS

RESUMO
Com o título Uma Estética Low Fi: Técnicas tradicionais de impressão aplicadas ao contexto da música independente, esta dissertação visou procurar possibilidades de coexistência dos meios analógicos com os meios digitais. No sentido de contextualizar o objecto de estudo, começou-se por traçar uma panorâmica histórica da indústria musical desde os primeiros suportes de música gravada até à actualidade. Iniciou-se com uma breve cronologia dos suportes, onde se verificou uma tendência para a redução progressiva dos formatos até à sua total desmaterialização com os meios digitais. A desmaterialização dos suportes e o aparecimento da internet estão na base de uma mudança de paradigma no consumo de música gravada com repercussões significativas na indústria musical. Dado o impacto dos meios digitais e da internet sobre a indústria procurou-se identificar possíveis estratégias para o futuro dos meios impressos na indústria musical. Seguidamente, analisou-se a influência dos meios digitais e da internet no design gráfico para projectos musicais, com particular destaque para a democratização dos meios de produção e as potencialidades de divulgação digital. Observou-se uma tendência para a utilização de meios analógicos no processo criativo por alguns artistas que cresceram já na era digital, mas que depois recorrem à internet com todo o seu potencial para a divulgação e promoção do seu trabalho. Com o objectivo de conhecer hábitos de divulgação entre os autores de projectos musicais independentes em Portugal elaborou-se um estudo de campo aplicando um questionário.Tendo por base a pesquisa efectuada e os resultados obtidos com o estudo de campo definiu-se um projecto prático intitulado Colanimal. O objectivo do projecto é divulgar e promover tecnologias de impressão mais artesanais e fomentar colaborações entre músicos e designers, para a criação de cartazes.
Palavras-Chave: Design, impressão, música, digital, internet

ABSTRACT
This study aimed to find possibilities for the coexistence of digital and analogue
media in the independent music scene. In order to contextualize the study it starts by describing the landscape of the musical industry since the beginning of the recorded music. It begins with a chronological review of the recording media to understand the progressive dematerialization levered by de digital technology. The dematerialization and the internet are the milestones for a changing paradigm with an impact on the music industry.
Next it describes the way the digital media is changing the graphic design for musical projects. Some aspects are important like the democratization of the production resources and the possibilities of publishing provided by the internet. Some artists, who already grew up on the digital era, are using analogue processes as an inspiration. They produce physical objects which they promote using their digital skills and the potential of the internet.
To try to identify publishing and disclosure habits in the independent music in Portugal we created a survey. Having the main findings of the research and the survey as a reference, we created a project entitled Colanimal. The purpose of this project is to spread and promote printing techniques and encourage the collaboration between musicians and designers creating posters and publications.
Keywords: Design, print, music, digital, internet