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Carlos Manuel Gomes da Silva Pires / orient. Emílio Távora Vilar. 2011.

DISSERTAÇÃO[PT]

RESUMO
Apresenta-se neste trabalho uma definição do que é a Visualização de Informação, bem como uma justificação objectiva da importância desta disciplina para o conhecimento, baseada em dados concretos e conclusões de investigação científica corroborada nas áreas da fisiologia e da psicologia da visão. Partindo de uma análise aos principais quadros epistemológicos do pensamento sobre o Design, estabelece-se a bissectriz entre Design e Visualização de Informação, descobrindo familiaridades que nos levam a concluir que esta disciplina pode ser situada dentro do campo do Design e, sendo o fulcro da Visualização de Informação a produção de representações visuais, mais propriamente, dentro do universo do Design de Comunicação. Em último lugar, desenvolve-se uma taxonomia da Visualização de Informação, partindo de uma síntese daqueles contributos anteriores que se considera oferecerem a resposta mais cabal para cada componente desta taxonomia. Outros componentes são incluídos nesta taxonomia, encontrados através da generalização de conceitos sobre as entidades e processos centrais à teoria e à prática da Visualização de Informação. A taxonomia apresentada poderá no futuro gerar formulações que sirvam para analisar, classificar, avaliar e criar aplicações de Visualização de Informação
Palavras-chave: Percepção Visual, Cognição, Conhecimento, Design de Comunicação, Taxonomia

A definition of Infonllation Visualization is presented, and an objective justification of the importance of this discipline and its crucial role in knowledge is also put forward , based on concrete evidence and conclusions from corroborated scientific research in the fields of physiology and psychology of human vision.
From the analysis of the most notable epistemological frameworks on Design, a line is drawn
between Design and Information Visualization , uncovering a family resemblance that leads
us to conclude this discipline can be placed inside the fie ld of Design, and, given the fact that the fulcrum of Information Visualization is in the production of viS/la/ representations, it is more appropriately placed within the uni verse of Communication Design.
Finally, a taxonomy of Information Visualization is presented , picking up from an analysis
and synthesis of those previous contributions deemed to offer the most relevant characterisations of each component in the taxonomy here developed. Other components are included in the presented taxonomy, found through a generalization of the concepts that underlie those entities and processes which are central to Information Visualization theory and practice. Future use of this taxonomy may provide formulations to analyse , classify, evaluate and create Information Visualization applications.
Keywords: Visual Perception, cognition, knowledge, Communication Design, Taxonomy