conferencia_v2

pós-digital (media, artes, design)
CONFERÊNCIA — Design de Comunicação, FBAUL
20—03—15 (sexta-feira) 
Sala 4.11

. . .
KEYNOTE SPEAKER:
17:00h 
Alessandro Ludovico
PhD and Adjunct Professor at the Carrara Fine Arts Academy
Distributed infrastructures for a post-digital publishing
The distributed nature of most contemporary processes can reinforce social initiatives and circulation of media. The negotiation of content distribution through these networks can be substantially enhanced, creating smaller infrastructures, who can act locally and be significantly aware of what is globally developed and experimented. Furthermore, looking back to some forgotten part of specific media history gives a clear sense of technologies and techniques that have created different and fruitful social spaces in the distribution of content. Traditional publishing, in its evolution towards hybrids through software and networks, is at the center of these processes and can play a strategic role in the re-appropriation of networks and content infrastructures.
. . 
14:30h
Sofia Gonçalves
doutorada em Design de Comunicação (FBAUL), designer, editora e professora Auxiliar da FBAUL
Edição Revista e Aumentada: convergências da edição e do design de comunicação, da cultura da imprensa e da cultura digital.
Ao entender a produção editorial como um todo, ou seja, como processo que não se resume à produção de conteúdos mas que integra os efeitos ou condições da sua circulação e receção, os processos editoriais contemporâneos refletem cerca de duas décadas de familiarização com a cultura digital. Lógicas de remistura, sampling, montagem e a aplicação de métodos associativos ou relacionais colocam a produção editorial numa linhagem histórica que a imbuem de princípios ideológicos, estéticos, éticos ou políticos. Dentro deste quadro epistemológico apresentaremos o modelo editorial Página, para a representação da produção académica do mestrado em Design de Comunicação e Novos Media da FBAUL. Mais do que os processos da edição, exploraremos a edição como processo (como operação transversal às várias fases de produção), crítica (que problematiza os discursos), ensaio (como a possibilidade de interrogação das disciplinas) e género (através de uma reclamação [difusa] de autoria).
. . 
15:30h
Miguel Carvalhais
doutorado em Arte e Design (FBAUP), designer, músico e professor auxiliar na FBAUP
.* Pós-digital
O termo“pós-digital” procura desafiar um entendimento acrítico da natureza digital dos media, das artes e do design, de acordo com a sugestão implícita de que a revolução digital já terminou. A partir do texto de Kim Cascone de 2002, The Aesthetics of Failure: ‘Post-Digital’ Tendencies in Contemporary Computer Music, iremos pensar o estado do “medium digital” e de algumas das práticas criativas que a ele se vinculam e que podemos descrever como “pós-digitais”, focando, em particular, os campos do design e das artes visuais, da música e das artes performativas.

Organização: 2º e 3º Ciclo de Design de Comunicação FBAUL