hero01
No longer a digital revolution: explorações pós-digitais
Exposição de projectos dos alunos do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2014-2015

SITE EXPO

20 a 27 de Junho / Fabrica Features Lisboa / Megastore Benetton Chiado
Rua Garrett nº83, 4º andar.

Sob o mote “explorações pós-digitais”, o Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media procura desafiar um entendimento acrítico da natureza digital dos media, das artes e do design, de acordo com a constatação de Negroponte (1998) de que “a revolução digital já terminou”. Numa época em que os (velhos) novos media permeiam a cultura contemporânea e integram o nosso quotidiano, o seu estatuto de novidade é constantemente questionado e simultaneamente reactivado mediante a criação de media com novas propriedades.

Segundo esta visão pós-digital, as propostas reunidas nesta exposição, e desenvolvidas no âmbito da disciplina de Projecto do Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media, assumem-se como aproximações experimentais à comunicação mediante uma diluição da ruptura entre velhos e novos media. Exploram-se as possibilidades de comunicação pelo uso renovado de velhos media segundo as possibilidades de acção dos novos (Tweeting Antennas). Aborda-se a reconfiguração da recolha, edição e produção de conteúdo, ou até da sua leitura, mediante as possibilidades actuaisde acesso, tratamento e disseminação de informação (Fronteiras e Não-fronteiras, Reading as Writing, Suzca). Desenvolvem-se abordagens particulares à visualização de informação e ao seu potencial expressivo, enquanto estratégia para revelar conteúdo intangível ou narrativas submersas (Visualizing Montage, Data.Me, 27×4). Foca-se a dimensão lúdica e expressiva da interacção (Gestural Abstraction Interface) e a exploração das suas interfaces e convenções adquiridas (Navegação Inclusiva, Refuse Patterns Thnk Cfgrtions), equacionando as possibilidades de expansão do espaço físico através de meios ou ambientes virtuais (Espacillimité, Diving into Z-axis).