pedro03

INSTALAÇÃO/VÍDEO

Exposição http://nldr.fbaul-dcnm.pt

“A unidade de um texto não está na sua origem, mas sim no seu destino”. A citação de Roland Barthes deixa clara a relevância do leitor na concretização da obra literária e o seu papel na criação de novas interpretações e versões do texto lido. Reading as Writing pretende evidenciar a leitura como acto criativo ao propor uma ferramenta de registo e comunicação deste processo.
Partindo da leitura em ecrã de textos de Jay David Bolter, Michel de Certeau e Roland Barthes (enquanto fundamentação conceptual deste projecto) e tendo por base a forma como o cursor percorre o texto, a leitura é simulada e os movimentos e pausas da interface são analisados para, segundo regras pré-estabelecidas, se definirem novas configurações para o texto lido.
A estrutura espacial do texto criado transmite a sequência temporal do processo de leitura do texto original. Deste modo, é dada uma expressão visual ao acto invisível da leitura, que no final se formaliza num objecto impresso.

pedro01pedro02

Pedro Deodato Mota
2014/2015, 1º ano, 2º semestre, Projecto II