TA002

Exposição http://nldr.fbaul-dcnm.pt

Tweeting Antennas é uma instalação site-specific que explora a relação entre novos e velhos media no espaço urbano híbrido actual. Propõe-se a tornar visível os processos de comunicação digital que normalmente são invisíveis. Em particular, traduz tweets geo-localizados no movimento em tempo-real de uma antena de televisão de telhado. Para cada caractere alfabético a antena move-se para a posição correspondente do sistema do alfabeto semáforo.
O projecto resulta de uma investigação sobre as relações entre as pessoas e a tecnologia no espaço urbano. Nas cidades actuais, os novos media e as tecnologias digitais são usados, maioritariamente, para finalidades de vigilância, controlo e publicidade. No entanto, nem sempre temos consciência da ubiquidade tecnológica na cidade e da forma como esta condiciona a nossa experiência do espaço urbano. Em última instância, ao tornarem-se mais organizadas e optimizadas para um melhor desempenho, as cidades correm o risco de minimizar o factor humano e o espaço para eventos espontâneos e aleatórios.
O objectivo deste projecto é explorar as possibilidades das tecnologias digitais para a criação de intervenções urbanas que possam tornar a cidade um local mais lúdico, inesperado e heterogéneo. Ao apropriar media obsoletos, Tweeting Antennas propõe um jogo de contrastes dos processos de comunicação visíveis e invisíveis, da alta à baixa tecnologia, dos media contemporâneos aos obsoletos ou esquecidos e dos ambientes virtuais aos físicos.
-
Apresentado no festival http://www.plunc.pt

TA001TA004

Ivan Vuksanov
2014/2015, 1º ano, 2º semestre, Projecto II