Sara Amaral Rodrigues / orient. Luis Filipe B. Teixeira e Emílio Vilar. 2010

DISSERTAÇÃO [PT]

RESUMO
A principal motivação deste trabalho foi tentar encontrar e definir as relações entre o design de comunicação e o ciberespaço. Ao longo da presente dissertação procurou-se estabelecer as dinâmicas relacionais entre os conceitos da premissa inicial – design de comunicação e ciberespaço – tendo em conta temáticas que lhe são adjacentes: a globalização cultural, a interface, a internet e a nova antropologia para a sociedade digital. Para isso foi necessário contextualizar o ciberespaço e compreender o cenário em que este surge. Analisámos a internet como ferramenta principal do ciberespaço e a sua importância na sociedade actual. Demos ainda relevância a outros aspectos do ciberespaço, tais como a realidade virtual, a interface e o hipertexto. Explorámos também a influência e o papel desempenhado pelas novas tecnologias na globalização cultural e na Sociedade de Informação e no surgimento de uma nova antropologia para a sociedade digital. Procurámos ainda compreender o design de comunicação como actividade actual e qual o impacto das novas tecnologias nessa actividade. Foi percorrendo estes conceitos que tentámos construir a ponte entre o design de comunicação e o ciberespaço e procurámos responder à premissa inicial do trabalho. Identificámos assim diversos tipos de relações e interconexões entre esses conceitos: relação de cooperação, relação de dependência recíproca, e ainda o facto de ambos terem a informação como objecto comum. O acto de comunicar alterou-se de forma significativa e é nesse contexto que verificamos as relações identificadas entre o design de comunicação e o ciberespaço.
Palavras-chave: ciberespaço, design de comunicação, globalização cultural, interface, informação

ABSTRACT
The aim of this work was trying to find and define the relationships between communication design and cyberspace.
Along this dissertation we sought to establish the relational dynamics between the concepts of the initial premise – cyberspace and communication design – considering adjacent aspects: cultural globalization, interface, internet and a new anthropology for digital society.
For this it was required to understand the cyberspace context and also the scenario in which it arises. We looked at the internet as a primary tool of cyberspace and its importance in today’s society. It was important to look up for other aspects of cyberspace such as virtual reality, interface and hypertext.
We explored the influence and the role of new technologies on cultural globalization, the Information Society and the emergence of a new anthropology for the digital society.
We also tried to understand the design of communication as an actual activity and the impact of new technologies in it.
It was going through these concepts that we tried to build a bridge between the design of communication and cyberspace and tried to answer the initial premise of the work. We have identified so many types of relationships and interconnections among these concepts: the cooperation, mutual dependence relationship, and the fact they both have information as common object.
Communication has changed significantly and it is here that we find the relations between communication design and cyberspace.
Keywords: cyberspace, communication design, cultural globalization, interface, information