CartazMUNDANEUM_web

PROJECTOS MUNDANEUM
MUNDANEUM é uma mostra de projectos desenvolvidos individualmente no 2º semestre de 2011/2012 nas unidades curriculares de Projecto e de Laboratório do mestrado de DCNM. No pressuposto de fixar os contornos de uma comunidade caracterizada por aspectos peculiares de relacionamento com o espaço e o tempo civilizacionais, cada aluno/ autor adequou o imperativo de “comunicar a comunidade” através de recursos interactivos, participativos e colaborativos próprios da cultura digital e dos novos media. Neste contexto, os projectos MUNDANEUM— que devem o seu nome a um projecto não implementado de Paul Otlet (1868-1944) e ao visionarismo científico da primeira metade do século XX—permitiram a criação de personagens/heterónimos que possibilitam o desenvolvimento de narrativas semânticas com recurso ao texto, à imagem e ao som.

PROJECTOS: FbaulXor > Life.1. Márcio Domingues. Museu Da Cidade — Communitas: Lisboa Minha: Ana Filipa Leite; Comunidade Fictícia, Carolina Henriques; Cidade Hipertexto: Susana Sanches. Lx Factory— What Are You Looking At? Sara Pires. Pickpocket GalleryVenerália: Catarina Lee —Ninguém Sabe O Que Se Passou,Tirando Aqueles Que Lá Estiveram: Ana Sofia Martins

ROTEIRO GERAL

MUNDANEUM FABRICA FEATURES LISBOA
Cada projecto desenrola-se numa narrativa e comunidade específica, divergente, embora com um mote criativo colectivo em que personagens — fictícias ou reais — partilham vivências e reflexões. A materialização dessa actividade resulta no percurso temporal que cada comunidade alcançou e que cada aluno/autor adequou ao imperativo de “comunicar a comunidade” através de recursos interactivos, participativos e colaborativos próprios da cultura digital.

PROJECTOS: Fabrica — TerraNullius: M. Inês Fortunato; 232761697889: Tomás Gouveia; TagLine: Ana Bispo; Rede-Memória: Catarina Carvalho; M M RY: M. Inês Chambel; The Men Inside of Me: Tatiana Alves.

CATÁLOGO

Mundaneum_fabricafeatures_4 Mundaneum_fabricafeatures_5  Mundaneum_fabricafeatures_1